Conselhos, Diretorias e Comitês

Conselho de Administração

O Conselho de Administração da HMOBI é formado por sete membros, sendo quatro indicados pelo acionista controlador.
Nome Cargo eletivo ocupado Data de eleição Prazo do mandato
Leonardo Armando Yamamoto Presidente do Conselho de Administração 08/11/2021 Novembro de 2023

Brasileiro, Engenheiro de Computação, possui mais de 14 anos de experiência em atividades relacionadas a investimentos. Iniciou sua carreira em 2003, no The Boston Consulting Group, onde ocupou a posição de consultor e era responsável por análises de posicionamento, estratégia, mercados e aquisições até o ano de 2006. Posteriormente, foi associado na GP Investimentos, principal na Actis e diretor na H.I.G. Capital, responsável pelas atividades de originação, análise, execução e monitoramento de investimentos ilíquidos. Por último, assumiu a posição de diretor da Mubadala Capital (conforme abaixo definido), onde é responsável por novos investimentos no Brasil. Foi membro do conselho de administração da BR Properties, Cruzeiro do Sul Educacional, CelLep Idiomas, Eletromidia, Office Total e SuperCommerce. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da MC Brazil Motorsport Holdings S.A., Rodovias do Brasil Holding S.A. e da Concessionária Rota das Bandeiras S.A. Possui um Mestrado em Administração de Empresas (MBA) pela Stanford GSB (2008) e graduação em Engenharia da Computação – UNICAMP (2003) e Engenharia de Telecomunicações – Grenoble INP (2002). Atualmente, desempenha a atividade de Líder de Investimentos em fundos da Mubadala Capital LLC ou suas afiliadas (em conjunto com suas subsidiárias, “Mubadala Capital”), subsidiária integral da Mubadala Investment Company PJSC (“Mubadala”), que detém, controla, aconselha e/ou gere veículos de investimento.

Ana Beatriz de Oliveira Castro Gallardo Membro Titular 28/04/2023 Novembro de 2023

Brasileira, graduada em engenharia naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Intercâmbio em convênio com a Escola Politécnica da USP para INSA ROUEN/ França. Possui mestrado em engenharia naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atuou como pesquisadora no Centro de Estudos em Gestão Naval (CEGN) pertencente a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Foi consultora na Verax Consultoria de Projetos. Exerceu o cargo de gerente de projetos na Terrafirma Consultoria. Atualmente exerce o cargo de analista de investimento na Farallon Latin Americas.

Stefano Pelosof Membro Titular 08/11/2021 Novembro de 2023

Brasileiro, Advogado, atua na área de estruturação/legal desde 2016 no Farallon Latin America. Anteriormente, foi associado nas áreas de mercado de capitais, M&A e tributário no Tauil & Chequer in association with Mayer Brown LLP.

Breno Ricardo Toshio Nakai Membro Titular 08/11/2021 Novembro de 2023

Brasileiro, Gestor de Investimentos, possui mais de 13 anos de experiência no mercado financeiro. Iniciou sua carreira como Trainee no Unibanco, e em seguida se juntou ao time do Itaú Unibanco, sendo responsável pela prospecção e execução de processos de M&A e avaliação econômico-financeira de empresas de diversos setores. Posteriormente, foi membro do time de investimentos da Arbela Investimentos e V2 Investimentos, sendo responsável pela originação, análise e monitoramento de investimentos em public equities e private equity no Brasil. Possui um Mestrado em Administração de Empresas (MBA) pela The Wharton School | University of Pennsylvania (2013) e graduação em Administração de Empresas pela USP (2008). Atualmente, é membro do Conselho de Administração da MC Brazil Motorsport Holdings S.A. e desempenha a atividade de Diretor de Investimentos em fundos da Mubadala Capital LLC ou suas afiliadas (em conjunto com suas subsidiárias, “Mubadala Capital”), subsidiária integral da Mubadala Investment Company PJSC (“Mubadala”), que detém, controla, aconselha e/ou gere veículos de investimento.

Alexandre José Bamberg de Noronha Membro Titular 25/01/2022 Novembro de 2023

Brasileiro, formado em economia pela Universidade Mackenzie, possui MBAs em Administração e Finanças pelo IMBEC, Estratégia de Negócios pela ESPM, Gestão de Negócios pela DUKE e Negócios Internacionais pela FDC/INSEAD. É conselheiro certificado pelo IBGC desde 2013, além de ser Coach e Mentor de executivos com formação pelo NGL (2012). Ocupou cadeiras de CEO e CFO desde 2002, com passagem por empresas como Thyssenkrupp, Siemens, Mahle e Marchesan. Possui experiência em processo de turnaround, reestruturações, aquisição, cisão e venda de empresas, além de experiência em ESG e Governança nas organizações e atuação como conselheiro de administração, conselheiro fiscal e consultivo em empresas como ABC sistemas automotivos, BrasilInsurance e Bono Pneus.

 

Rubens José Della Volpe Membro Titular 28/04/2023 Novembro de 2023

Brasileiro, graduado em Ciências Econômicas pela PUC Campinas, com especialização em Administração Avançada pela FGV e certificação pelo IBGC para Conselheiro Fiscal. Membro do Conselho de Administração na Multiner S.A. e na Mesa Participações S.A., além de ter sido Conselheiro Fiscal Suplente na Norte Energia S.A. Foi integrante de comitês de auditoria entre 2012 à 2019 e também ocupou cargos gerenciais e de diretoria na CPFL.

Gilmar Dalilo Cezar Wanderley Membro Titular 28/04/2023 Novembro de 2023

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense – UFF, no Rio de Janeiro, em abril de 2004, possui Pós-Graduação em Gestão de Previdência Complementar pela UFF, concluída em outubro de 2015, e Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Estratégia, Gestão e Finanças Empresariais pela UFF, concluído em abril de 2008. Entre 2017 e 2020 foi membro suplente do Conselho de Administração e, entre 2014 e 2020, membro do Comitê Financeiro da Vale, onde também já exerceu o cargo de membro do Comitê de Governança Corporativa e Sustentabilidade entre 2011 e 2015. Suas principais experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Diretor Financeiro da Litel Participações S.A.; (ii) gerente da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil – PREVI, entidade de previdência complementar que detém participação na Companhia; (iii) membro suplente do Conselho de Administração da 521 Participações S.A., companhia que exerce atividade de holding; (iv) Diretor Financeiro na Litela Participações S.A.. Adicionalmente, o Sr. Gilmar também atuou como conselheiro de administração ou membro de comitês das seguintes companhias: Vale, Valepar, Cpfl Energia e Oi. Atualmente, o Sr. Gilmar atua como membro do Conselho de Administração da Litel Participações S.A. e da Litela Participações S.A. e como gerente executivo da área de mercado de capitais da Previ.

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal da HMOBI é formado por seis membros (três deles como suplentes), sendo quatro indicados pelo acionista controlador.
Nome Cargo eletivo ocupado Data de eleição Prazo do mandato
Marcelo Amaral Moraes Presidente do Conselho Fiscal 28/04/2023 Até AGO que deliberar sobre as DFs/23. (AGO 2024)

Formado em Ciências Econômicas pela UFRJ, tem mestrado em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ e pós-graduação em Direito Societário e Arbitragem. O Sr. Marcelo é membro do Conselho Fiscal da Vale S.A. (desde 2004), do Conselho Fiscal da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (desde 2018), membro do Conselho de Administração, Coordenador do Comitê de Auditoria e membro do Comitê de Partes Relacionadas da CPFL Energia S.A., é membro do Comitê de Auditoria da SER Educacional S.A. (desde 2021). O Sr. Marcelo também já atuou nos Conselhos Fiscais da Linx S.A. (de 2018 a 2021), da Ultrapar Participações S.A. (de 2019 a 2021), da Aceco TI S.A. (de 2016 a 2018) e como membro do Conselho de Administração da Eternit S.A. (2016 a 2018). O Sr. Marcelo também já foi Diretor Executivo da Capital Dynamics (2012 a 2015), Sócio-Diretor Executivo do Grupo Stratus (2006 a 2010), Gerente de Investimentos da Bradespar (2000 a 2006) e Gerentes das áreas de Corporate Finance, Fusões e Aquisições e Mercado de Capitais do Banco Bozano, Simonsen (1995 a 2000).

Tiago Curi Isaac Membro Titular 28/04/2023 Até AGO que deliberar sobre as DFs/23. (AGO 2024)

Membro dos Conselhos de Administração da BBM Logística, BANESE, Klabin e DGH Foods onde também foi o CEO. Ocupa as posições de suplência no Conselho Fiscal da Ômega Energia e Totvs. Foi Superintendente de Mercados e Capitais da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão na última década, onde liderou as áreas de empresas listadas, IPOs e bancos de investimento. Coordenou a aprovação das regras do atual regulamento em vigor do Novo Mercado e é coautor do Código Brasileiro de Governança Corporativa das Companhias Abertas e de livros na área de Governança Corporativa e IPOs. Foi membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Companhias Abertas – ABRASCA, conselheiro consultivo da Associação Brasileira de Venture Capital e Private Equity – ABVCAP e do fundo de pensão Mercaprev. É também professor do curso de formação de conselheiros de administração e de comitê de auditoria do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Anteriormente teve passagens como executivo da área de Estratégia e M&A da Bunge, além de ter sido consultor da Deloitte.

Eslei José de Morais Membro Titular 28/04/2023 Até AGO que deliberar sobre as DFs/23. (AGO 2024)

Possui graduação em Administração (UnB) e Contabilidade (UNEB), MBA em Finanças Avançadas (USP), Extensão em Competências Gerenciais (FGV), Programa de Educação Executiva In Banking e Sistema Financeiro no Mercado Global (University Of Chicago) e mestrado em Administração Estratégica e Organizações (UFPR). É certificado pelo ICSS com ênfase em administração e pelo IBGC para Conselheiro Fiscal. Foi executivo no Banco do Brasil com passagens pela Diretoria de Finanças, Diretoria de Controles Internos e Diretoria Contadoria. Adicionalmente, exerceu cargo de conselheiro fiscal no Ecônomus, CBSS, Previ, BBTurismo, Elo Participações e BBDTVM. Atualmente, é conselheiro de administração da Ativos Securitizadora e membro do Comitê de Auditoria da Previ e do UBS BB Investment Bank.

Eduardo El Khouri Buzato Membro Suplente 28/04/2023 Até AGO que deliberar sobre as DFs/23. (AGO 2024)

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Master em Business Administration pela London School of Economics. Possui experiência profissional nas áreas de Planejamento Estratégico, Finanças, Tesouraria, Controladoria, Tecnologia da Informação e integração de processos S&OP, atuando em projetos de fusões e aquisições em empresas nacionais e multinacionais. Foi responsáel pela formulação e implantação de Gestão Orçamentária, Gerenciamento de Caixa, Ativos Financeiros, Controles Internos, Capex, Opex e Gestão de Riscos, promovendo gestão focada em inovação por meio da Tecnologia da Informação e BPF (Business Process Redesign). O Sr. Eduardo El Khouri Buzato foi Diretor Financeiro em empresas de diferentes segmentos econômicos, como a Vivara-Etna (2006-2007), da Aurora Bebidas e Alimentos Ltda (1996-2005), do Centro de Tecnologia Canavieira (2010-2011), da Cybelar Comércio e Indústria Ltda (2011-2013) e da Vila Romada (2014-2015). Atualmente é sócio-administrador da Buzato Serviços Administrativos Ltda., sociedade empresária que não integra o grupo econômico da Companhia e não é controlada por acionista da Companhia que detenha participação direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia. O Sr. Eduardo El Khouri Buzato não ocupa outros cargos na administração da Companhia e não ocupa cargos de administração em sociedades ou organizações do terceiro setor.

Ricardo Henrique Baras Membro Suplente 28/04/2023 Até AGO que deliberar sobre as DFs/23. (AGO 2024)

Graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, com pós-graduação em Controladoria pela FECAP. Possui experiência em empresas multinacionais de diferentes segmentos econômicos como a Vale, Alcoa, Suzano e Novartis, com foco em Auditoria, Controladoria, Riscos, Compliance, Controles Internos, SOX e Canal de Denúncias. Especificamente na Vale e na Suzano, o Sr. Ricardo Henrique Baras trabalhou na reestruturação dos departamentos de Auditoria, especialmente no que tange a processos, controles, matriz e gestão de riscos e normas. Exerceu a posição de International assignment por 3 anos na Inglaterra, tendo liderado equipes internacionais com aumento no engajamento e desenvolvimento, além de atuar como Mentor e Coach de profissionais. O Sr. Ricardo Henrique Baras também exerceu a coordenação dos Comitês de Auditoria da VLI, MRS e MRN, além de possuir experiência em auditorias em projetos no Brasil e na Arábia Saudita, com foco na melhoria de gestão, matriz de tendências e riscos e gerenciamento de contratos e materiais.

Gilberto Lourenço da Aparecida Membro Suplente 28/04/2023 Até AGO que deliberar sobre as DFs/23. (AGO 2024)

É membro independente do Conselho de Administração, dos Comitês de Auditoria e de Elegibilidade da BB Seguridade Participações S.A e membro suplente do Conselho Fiscal da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão. Foi membro titular do Comitê de Auditoria da Seguradora Líder-DPVAT (2017 – 2022), do Banco BV (2017 2021) e da Brasilcap (2017 – 2018), Diretor Geral responsável pela área financeira, de administração e marketing (2014 – 2017), Diretor Comercial da Brasilcap (2012 – 2014) e Diretor de Relações com Investidores do Banco do Brasil (2010 – 2012). Também foi Conselheiro Fiscal titular da WEG S.A (2013 – 2016) e Conselheiro Fiscal Suplente a Coelba (2002 – 2013). É formado em Ciências Contábeis com MBA em Contabilidade e pós-graduação em Auditoria e Administração. É certificado CCF IBGC (Conselho Fiscal) e CCoAud+ IBGC (Comitê de Auditoria).

Diretoria Executiva

O Diretoria da HMOBI é formado por um Diretor Presidente e mais dois diretores, eleitos pelo Conselho de Administração.
Nome Cargo eletivo ocupado Data de eleição Prazo do mandato
Guilherme Walder Mora Ramalho Diretor Presidente 29/04/2022 Abril de 2024

Brasileiro, bacharel em direito pela USP, com pós-graduação em administração pela FGV/SP. Possui experiência em grandes projetos de infraestrutura de transportes. Foi presidente do Conselho de Administração da Infraero, secretário-executivo e ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Atualmente é Diretor Presidente da Companhia, do MetroRio e Metrobarra.

Herbert Adriano Quirino dos Santos Diretor Financeiro e de Relação com Investidores 29/04/2022 Abril de 2024

Brasileiro, Contador, possui mais de 20 anos de experiência na área financeira, atuando em posições estratégicas no Brasil e no Exterior em grandes empresas dos setores de infraestrutura, serviços, siderurgia, elétrico, transporte e logística. Tem experiência em governança corporativa com atuação em conselhos de administração, conselho fiscal e comitês de assessoria. Conhecimentos nas áreas societária, controles internos, gestão de risco e compliance. Possui MBA em Gestão Financeira (FGV), Business and Management pela University of California, Pós-Graduado em Controladoria e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica do Salvador. Possui certificação em Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Atualmente é Diretor Financeiro e de Relação com Investidores da Companhia, com passagens também como CFO pela Supervia S.A., Gerente de Auditoria da Deloitte e KPMG.

Daniel Habib Ribeiro Coutinho Diretor sem designação específica 29/04/2022 Abril de 2024

Brasileiro, formado em Administração de Empresas na Universidade Cândido Mendes e MBA Executivo – UFRJ/ COPPEAD. Atuou como Diretor de Operações da Concessionária BR-040 S.A., Gerente de Operações na Concessão Metroviária do Rio de Janeiro S.A.. De 2008 a 2009, foi Diretor de Operações da empresa Lark S.A. Foi Gerente de Operações na ALL – América Latina Logística S.A., em 2008, e, de 2005 a 2008, Gerente de Logística na Ambev – Companhia de Bebidas das Américas S.A. Atualmente ocupa o cargo Diretor de Operações e Diretor de Manutenção na Concessão Metroviária do Rio de Janeiro S.A.

Comitês Consultivos

Os Comitês Consultivos são órgãos de funcionamento permanente, com funções consultivas, tendo por finalidade assessorar o Conselho de Administração nas matérias de sua competência.

Comitê de Auditoria e Compliance: O Comitê de Auditoria e Compliance é um órgão consultivo, que possui, dentre as suas atribuições, competência para monitorar o cumprimento da legislação aplicável, supervisionar o auditor independente da Companhia e revisar e atualizar as suas políticas internas e controles internos, objetivando garantir a integridade no controle da Companhia e promover alto nível de governança corporativa e de gestão de riscos da organização.

Comitê de RH e Remuneração: O Comitê de RH e Remuneração é um órgão consultivo, quem tem como finalidade monitorar a adequação das políticas de pessoal da Companhia, incluindo o pacote de remuneração oferecido aos seus principais executivos, eventuais planos de outorga de ações e definição da contratação dos executivos C-Level da Companhia.

Comitê Financeiro e de Investimentos: O Comitê Financeiro e de Investimento é um órgão consultivo, o qual irá monitorar as atividades do Diretor Financeiro da Companhia e emitir sua opinião em novas oportunidades de investimento identificadas pela administração.