Conselho de Administração
Nome | Cargo eletivo ocupado | Data de eleição | Prazo do mandato |
---|---|---|---|
Leonardo Armando Yamamoto | Presidente do Conselho de Administração | 25/04/2024 | AGO 2026 |
Brasileiro, Engenheiro de Computação, possui mais de 14 anos de experiência em atividades relacionadas a investimentos. Iniciou sua carreira em 2003, no The Boston Consulting Group, onde ocupou a posição de consultor e era responsável por análises de posicionamento, estratégia, mercados e aquisições até o ano de 2006. Posteriormente, foi associado na GP Investimentos, principal na Actis e diretor na H.I.G. Capital, responsável pelas atividades de originação, análise, execução e monitoramento de investimentos ilíquidos. Por último, assumiu a posição de diretor da Mubadala Capital (conforme abaixo definido), onde é responsável por novos investimentos no Brasil. Foi membro do conselho de administração da BR Properties, Cruzeiro do Sul Educacional, CelLep Idiomas, Eletromidia, Office Total e SuperCommerce. Atualmente é Presidente do Conselho de Administração da MC Brazil Motorsport Holdings S.A., Rodovias do Brasil Holding S.A. e da Zamp S.A. Possui um Mestrado em Administração de Empresas (MBA) pela Stanford GSB (2008) e graduação em Engenharia da Computação – UNICAMP (2003) e Engenharia de Telecomunicações – Grenoble INP (2002). Atualmente, desempenha a atividade de Líder de Investimentos em fundos da Mubadala Capital LLC ou suas afiliadas (em conjunto com suas subsidiárias, “Mubadala Capital”), subsidiária integral da Mubadala Investment Company PJSC (“Mubadala”), que possui, controla, assessora e /ou administra veículos de investimento. |
|||
Breno Ricardo Toshio Nakai | Membro Titular | 25/04/2024 | AGO 2026 |
Brasileiro, Gestor de Investimentos, possui mais de 13 anos de experiência no mercado financeiro. Iniciou sua carreira como Trainee no Unibanco, e em seguida se juntou ao time do Itaú Unibanco, sendo responsável pela prospecção e execução de processos de M&A e avaliação econômico-financeira de empresas de diversos setores. Posteriormente, foi membro do time de investimentos da Arbela Investimentos e V2 Investimentos, sendo responsável pela originação, análise e monitoramento de investimentos em public equities e private equity no Brasil. Possui um Mestrado em Administração de Empresas (MBA) pela The Wharton School | University of Pennsylvania (2013) e graduação em Administração de Empresas pela USP (2008). Foi membro do Conselho de Administração do Instituto de Ensino em Saúde S.A. (2022). Atualmente, é membro do Conselho de Administração da MC Brazil Motorsport Holdings S.A., da Clariens Educação S.A., do Metrobarra S.A., e desempenha a atividade de Diretor de Investimentos em fundos da Mubadala Capital LLC ou suas afiliadas (em conjunto com suas subsidiárias, “Mubadala Capital”), subsidiária integral da Mubadala Investment Company PJSC (“Mubadala”), que possui, controla, assessora e/ou administra veículos de investimento. |
|||
Victor Bandeira de Melo Bosca | Membro Titular | 13/05/2024 | Até a próxima Assembleia que ocorrer |
Brasileiro, Engenheiro de Produção, é membro da equipe de investimentos do Mubadala Capital LLC, atuando em originação, execução e gestão de investimentos em private equity no Brasil. Atualmente é membro do Conselho de Administração e Membro do Comitê de Auditoria, Riscos de Governança da Bluefit Academias de Ginástica e Participações S.A. Possui um Mestrado em Administração de Empresas (MBA) pela London Business School (2020) e graduação em Engenharia de Produção – UEA (2012). |
|||
Rodrigo Romualdo Moreira | Membro Titular | 13/05/2024 | Até a próxima Assembleia que ocorrer |
Brasileiro, advogado, possui mais de 14 anos de experiência no exercício de advocacia e em assuntos relacionados a direito empresarial, investimentos, governança corporativa, companhias abertas e litígios societários. Possui mestrado em direito (LLM) pela Columbia University em Nova Iorque (2014), pós-graduação lato sensu em administração e finanças pela FIA – Fundação Instituto de Administração (2011) e graduação em direito pela Universidade de São Paulo – USP (2006). Atualmente, além do cargo ocupado na Companhia, o Sr. Rodrigo é membro do Conselho de Administração da Concessionária Rota das Bandeiras S.A., e ocupa cargos de diretor nas seguintes sociedades do grupo econômico da Mubadala: (i) GH Hotelaria Ltda., sociedade do ramo de hotelaria; (ii) LET Incorporadora Ltda., sociedade do ramo imobiliário; (iii) MC Brazil F&B Participações S.A., sociedade de participações; (iv) MC Brazil S&E Green Participações S.A., sociedade de participações; (v) MC Brazil Fitness Holding S.A.; (vi) Mubadala Consultoria Financeira e Gestora de Recursos Ltda., sociedade do setor de investimentos; (vii) Rex Empreendimentos Imobiliários IV Ltda., sociedade do setor imobiliário; (viii) MC Energia Renovável S.A., sociedade de participações; (ix) Rodovias do Brasil Holding S.A., sociedade de participações. |
|||
Alexandre Carneiro Cerqueira | Membro Titular | 25/04/2024 | AGO 2026 |
Brasileiro, formado em Engenharia Agronômica – Universidade de São Paulo/Esalq (USP). Possui Mestrado em Gestão Econômica de Negócios – Universidade de Brasília. Atuação como executivo há mais de 15 anos, liderando equipes e implantando projetos corporativos nas áreas de gestão de riscos, gestão de funding e de programas governamentais, controles internos e compliance no Banco do Brasil; Implantação e coordenação dos Comitês de Riscos das empresas UBS BB Serviços de Assessoria Financeira e Participações S.A., tendo exercido sua coordenação por 3 anos, e Grupo Elopar – Holding e empresas vinculadas – Alelo, Livelo e Veloe). No Banco do Brasil S.A. atuou como Gerente Executivo Da Diretoria de Gestão de Riscos e Gerente Executivo da Diretoria de Controles Internos. Atualmente é Conselheiro Consultivo da Previ – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil e Conselheiro Deliberativo na Cassi – Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil, além da atuação como presidente do Conselho Fiscal da FBB – Fundação Banco do Brasil. |
|||
Ivan Luiz Modesto Schara | Membro Titular | 25/04/2024 | AGO 2026 |
Brasileiro, Economista pela PUC – SP, possui MBA Finanças e Direito Societário pela FGV-RJ. Conselheiro de Administração e Executivo com atuação na presidência e coordenação de colegiados. Experiência em comitês de assessoramento ao conselho de administração (comitês de auditoria, risco e financeiro). Suas experiências profissionais nos últimos 5 anos incluem: (i) Membro do Comitê Financeiro e Risco na Neoenergia S/A; (ii) Membro do Comitê de Auditoria e Risco na Tupy S/A; (iii) Conselheiro de Administração Suplente na Vale S/A; e (iv) Gerente Executivo – Gerência de Participações Imobiliárias na PREVI (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil). Atualmente é Conselheiro de Administração na Litel Participações S/A, Litela Participações S/A; e 521 Participações S/A. |
|||
Ana Maria Loureiro Recart | Membro Titular | 25/04/2024 | AGO 2026 |
Brasileira, Advogada pela USP. Pós-graduação MBA em Administração pela Fundação Dom Cabral em 2007; LLM International Legal Studies na Washington College of Law em 2003; Pos-MBA Advanced Boardroom for Women na Saint Paul University em 2016; Programa de Diversidade em Conselho pelo IBGC em 2021Executiva com carreira de 25 anos desenvolvida nacional e internacionalmente em corporações e fundos. Atuação de mais de 15 anos em órgãos de governança como membro titular de Conselho de Administração, Conselho Fiscal e de Comitês de Assessoramento de companhias abertas e fechadas, no Brasil e USA. Certificada pelo IBGC como Conselheira de Administração Experiente (CCA+IBGC) e como Membro de Comitê de Auditoria (CCoAud IBGC) e como Global Competent Boards Designation & Certificate (GCB.D) no ESG Program e como CCB.D no Climate & Biodiversity Designation Program. Membro da Comissão do IBGC de Conselho de Administração. Associada ao IBGC e WCD (Women Corporate Directors). Mentorada do PDeC – Programa Diversidade em Conselho (organizado pela B3, IBGC, IFC, Spencer Stuart e WCD). Coautora do livro Mulheres no Conselho, Ed. Leader (2022). Suas principais experiências nos últimos 5 anos: (i) Diretora Presidente, Financeiro e de Relações com Investidores da Gafisa S.A. (setembro/2018 a março/2019); (ii) Diretora da GWI Empreendimentos Imobiliários S.A. (janeiro/2011 a setembro/2018); (iii) Membro efetivo do Conselho de Administração da Statkfrat Energias Renováveis S.A. (janeiro/2021 a setembro/2023); (iv) Membro Suplente do Conselho Fiscal da Vale S.A. (abril/2023 – atual); (v) Membro efetivo do Comitê de Auditoria, Riscos e Integridade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; (vi) Membro da Comissão de Conselho de Administração do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) fevereiro/2023 – atual). |
|||
Alexandre José Bamberg de Noronha | Membro Titular | 25/04/2024 | AGO 2026 |
Brasileiro, formado em economia pela Universidade Mackenzie, possui MBAs em Administração e Finanças pelo IMBEC, Estratégia de Negócios pela ESPM, Gestão de Negócios pela DUKE e Negócios Internacionais pela FDC/INSEAD. É conselheiro certificado pelo IBGC desde 2013, além de ser Coach e Mentor de executivos com formação pelo NGL (2012). Ocupou cadeiras de CEO e CFO desde 2002, com passagem por empresas como Thyssenkrupp, Siemens, Mahle e Marchesan. Possui experiência em processo de turnaround, reestruturações, aquisição, cisão e venda de empresas, além de experiência em ESG e Governança nas organizações e atuação como conselheiro de administração, conselheiro fiscal e consultivo em empresas como ABC sistemas automotivos, BrasilInsurance e Bono Pneus. Nenhuma das empresas citadas acima é controlada por acionista da Companhia que detenha participação, direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia. |
Conselho Fiscal
Nome | Cargo eletivo ocupado | Data de eleição | Prazo do mandato |
---|---|---|---|
Marcelo Amaral Moraes | Membro Titular | 25/04/2024 | Até a AGO a ser realizada em 2025 |
O Sr. Marcelo Amaral Moraes é formado em Ciências Econômicas pela UFRJ, tem mestrado em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ e pós-graduação em Direito Societário e Arbitragem. O Sr. Marcelo foi membro do Conselho Fiscal da Vale S.A. e Conselho Fiscal da Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A.Atualmente é membro do Conselho de Administração, da CPFL Energia S.A., e membro do Comitê de Auditoria da SER Educacional S.A. (desde 2021). O Sr. Marcelo também já atuou nos Conselhos Fiscais da Linx S.A. (de 2018 a 2021), da Ultrapar Participações S.A. (de 2019 a 2021), da Aceco TI S.A. (de 2016 a 2018) e como membro do Conselho de Administração da Eternit S.A. (2016 a 2018). O Sr. Marcelo também já foi Diretor Executivo da Capital Dynamics (2012 a 2015), Sócio-Diretor Executivo do Grupo Stratus (2006 a 2010), Gerente de Investimentos da Bradespar (2000 a 2006) e Gerentes das áreas de Corporate Finance, Fusões e Aquisições e Mercado de Capitais do Banco Bozano, Simonsen (1995 a 2000). |
|||
Ricardo Henrique Baras | Membro Suplente | 25/04/2024 | Até a AGO a ser realizada em 2025 |
O Sr. Ricardo Henrique Baras é graduado em Administração de Empresas pela PUC-SP, com pós-graduação em Controladoria pela FECAP. Possui experiência em empresas multinacionais de diferentes segmentos econômicos como a Vale, Alcoa, Suzano e Novartis, com foco em Auditoria, Controladoria, Riscos, Compliance, Controles Internos, SOX e Canal de Denúncias. Especificamente na Vale e na Suzano, o Sr. Ricardo Henrique Baras trabalhou na reestruturação dos departamentos de Auditoria, especialmente no que tange a processos, controles, matriz e gestão de riscos e normas. Exerceu a posição de International assignment por 3 anos na Inglaterra, tendo liderado equipes internacionais, além de atuar como Mentor e Coach de profissionais. O Sr. Ricardo Henrique Baras também exerceu a coordenação dos Comitês de Auditoria da VLI, MRS e MRN, além de possuir experiência em auditorias em projetos no Brasil e na Arábia Saudita, com foco na melhoria de gestão, matriz de tendências e riscos e gerenciamento de contratos e materiais. O Sr. Ricardo Henrique Baras não ocupa outros cargos na administração da Companhia e não ocupa cargos de administração em sociedades ou organizações do terceiro setor. |
|||
Tiago Curi Isaac | Membro Titular | 25/04/2024 | Até a AGO a ser realizada em 2025 |
O Sr. Tiago Curi Isaac é membro dos Conselhos de Administração da BBM Logística, BANESE, Klabin e DGH Foods onde também foi o CEO. Ocupa as posições de suplência no Conselho Fiscal da Ômega Energia e Totvs. Foi Superintendente de Mercados e Capitais da B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão na última década, onde liderou as áreas de empresas listadas, IPOs e bancos de investimento. Coordenou a aprovação das regras do atual regulamento em vigor do Novo Mercado e é coautor do Código Brasileiro de Governança Corporativa das Companhias Abertas e de livros na área de Governança Corporativa e IPOs. Foi membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira das Companhias Abertas – ABRASCA, conselheiro consultivo da Associação Brasileira de Venture Capital e Private Equity – ABVCAP e do fundo de pensão Mercaprev. É também professor do curso de formação de conselheiros de administração e de comitê de auditoria do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC. Anteriormente teve passagens como executivo da área de Estratégia e M&A da Bunge, além de ter sido consultor da Deloitte. |
|||
Eduardo El Khouri Buzato | Membro Suplente | 25/04/2024 | Até a AGO a ser realizada em 2025 |
O Sr. Eduardo El Khouri Buzato é formado em Engenharia Civil pela Universidade Mackenzie, com pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas e Master em Business Administration pela London School of Economics. Possui experiência profissional nas áreas de Planejamento Estratégico, Finanças, Tesouraria, Controladoria, Tecnologia da Informação e integração de processos S&OP, atuando em projetos de fusões e aquisições em empresas nacionais e multinacionais. Foi responsáel pela formulação e implantação de Gestão Orçamentária, Gerenciamento de Caixa, Ativos Financeiros, Controles Internos, Capex, Opex e Gestão de Riscos, promovendo gestão focada em inovação por meio da Tecnologia da Informação e BPF (Business Process Redesign). O Sr. Eduardo El Khouri Buzato foi Diretor Financeiro em empresas de diferentes segmentos econômicos, como a Vivara-Etna (2006-2007), da Aurora Bebidas e Alimentos Ltda (1996-2005), do Centro de Tecnologia Canavieira (2010-2011), da Cybelar Comércio e Indústria Ltda (2011-2013) e da Vila Romada (2014-2015). Atualmente é sócio-administrador da Buzato Serviços Administrativos Ltda., sociedade empresária que não integra o grupo econômico da Companhia e não é controlada por acionista da Companhia que detenha participação direta ou indireta, igual ou superior a 5% de uma mesma classe ou espécie de valor mobiliário da Companhia. O Sr. Eduardo El Khouri Buzato não ocupa outros cargos na administração da Companhia e não ocupa cargos de administração em sociedades ou organizações do terceiro setor. |
|||
Gilberto Lourenço da Aparecida | Membro Titular | 25/04/2024 | Até a AGO a ser realizada em 2025 |
É membro independente do Conselho de Administração, dos Comitês de Auditoria e de Elegibilidade da BB Seguridade Participações S.A e membro suplente do Conselho Fiscal da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão. Foi membro titular do Comitê de Auditoria da Seguradora Líder-DPVAT (2017 – 2022), do Banco BV (2017 2021) e da Brasilcap (2017 – 2018), Diretor Geral responsável pela área financeira, de administração e marketing (2014 – 2017), Diretor Comercial da Brasilcap (2012 – 2014) e Diretor de Relações com Investidores do Banco do Brasil (2010 – 2012). Também foi Conselheiro Fiscal titular da WEG S.A (2013 – 2016) e Conselheiro Fiscal Suplente a Coelba (2002 – 2013). É formado em Ciências Contábeis com MBA em Contabilidade e pós-graduação em Auditoria e Administração. É certificado CCF IBGC (Conselho Fiscal) e CCoAud+ IBGC (Comitê de Auditoria). |
|||
Alice Guimarães Rainho | Membro Suplente | 25/04/2024 | Até a AGO a ser realizada em 2025 |
Brasileira, Contadora, possui Mestrado Profissional em Ciências Contábeis pela FUCAPE – Fundação de Pesquisa e Ensino. Profissional com experiência nas áreas de contabilidade e auditoria, com enfoque em controles internos, compliance, risco operacional, com atuação em previdência complementar e sociedade de economia mista. Suas experiências nos últimos 5 anos incluem: (i) Conselheira Deliberativa na Fundiágua – Fundação de Previdência Complementar; (ii) Conselheira Fiscal na Fundiágua – Fundação de Previdência Complementar. Atualmente é Conselheira Deliberativa na Fundiágua – Fundação de Previdência Complementar. |
Diretoria Executiva
Nome | Cargo eletivo ocupado | Data de eleição | Prazo do mandato |
---|---|---|---|
Guilherme Walder Mora Ramalho | Diretor Presidente | 13/05/2024 | AGO 2026 |
Brasileiro, bacharel em direito pela USP, com pós-graduação em administração pela FGV/SP. Possui experiência em grandes projetos de infraestrutura de transportes. Foi presidente do Conselho de Administração da Infraero, secretário-executivo e ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. Atualmente é Diretor Presidente da Companhia, da HMOBI. |
|||
Herbert Adriano Quirino dos Santos | Diretor Financeiro e de Relação com Investidores | 13/05/2024 | AGO 2026 |
Brasileiro, Contador, possui mais de 20 anos de experiência na área financeira, atuando em posições estratégicas no Brasil e no Exterior em grandes empresas dos setores de infraestrutura, serviços, siderurgia, elétrico, transporte e logística. Tem experiência em governança corporativa com atuação em conselhos de administração, conselho fiscal e comitês de assessoria. Conhecimentos nas áreas societária, controles internos, gestão de risco e compliance. Possui MBA em Gestão Financeira (FGV), Business and Management pela University of California, Pós-Graduado em Controladoria e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica do Salvador. Possui certificação em Conselheiro de Administração e Conselheiro Fiscal pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Atualmente é Diretor Administrativo Financeiro e de Relação com Investidores e Diretor Comercial da Companhia, com passagens também como CFO pela Supervia S.A., Gerente de Auditoria da Deloitte e KPMG. |
|||
Daniel Habib Ribeiro Coutinho | Diretor sem designação específica | 13/05/2024 | AGO 2026 |
Brasileiro, formado em Administração de Empresas na Universidade Cândido Mendes e MBA Executivo – UFRJ/ COPPEAD. Atuou como Diretor de Operações da Concessionária BR-040 S.A., Gerente de Operações na Concessão Metroviária do Rio de Janeiro S.A.. De 2008 a 2009, foi Diretor de Operações da empresa Lark S.A. Foi Gerente de Operações na ALL – América Latina Logística S.A., em 2008, e de 2005 a 2008, Gerente de Logística na Ambev – Companhia de Bebidas das Américas S.A. Atualmente é Diretor de Operações e Diretor de Manutenção na Concessão Metroviária do Rio de Janeiro S.A. |
Comitês Consultivos
Os Comitês Consultivos são órgãos de funcionamento permanente, com funções consultivas, tendo por finalidade assessorar o Conselho de Administração nas matérias de sua competência.
Comitê de Auditoria e Compliance: O Comitê de Auditoria e Compliance é um órgão consultivo, que possui, dentre as suas atribuições, competência para monitorar o cumprimento da legislação aplicável, supervisionar o auditor independente da Companhia e revisar e atualizar as suas políticas internas e controles internos, objetivando garantir a integridade no controle da Companhia e promover alto nível de governança corporativa e de gestão de riscos da organização.
Comitê de RH e Remuneração: O Comitê de RH e Remuneração é um órgão consultivo, quem tem como finalidade monitorar a adequação das políticas de pessoal da Companhia, incluindo o pacote de remuneração oferecido aos seus principais executivos, eventuais planos de outorga de ações e definição da contratação dos executivos C-Level da Companhia.
Comitê Financeiro e de Investimentos: O Comitê Financeiro e de Investimento é um órgão consultivo, o qual irá monitorar as atividades do Diretor Financeiro da Companhia e emitir sua opinião em novas oportunidades de investimento identificadas pela administração.